Porque as baterias morrem prematuramente ?

A causa predominante para o mau funcionamento de baterias de chumbo-ácido é sulfatação. Estima-se que para cada dez baterias descartadas, pelo menos oito são jogados fora devido a sulfatação. É por isso que nós queremos explicar aqui o que é sulfatação e como nosso processo funciona no interior das baterias para trazer de volta a performance ideal das baterias sulfatadas. Também queremos explicar como proteger as baterias em uso do processo de sulfatação.

O fenômeno da Sulfatação

Sulfatação é uma ocorrência natural em todas as baterias de chumbo-ácido, sendo a causa número 1 de falhas neste tipo de bateria. Sulfatação ocorre quando o enxofre na forma de ácido sulfúrico forma cristais que se ligam às placas de chumbo, funcionando como isolantes no processo de carga das baterias.

Vista do material ativo em uma bateria nova

A cada ciclo de carga e descarga, uma certa quantidade de sulfato de chumbo (sulfatação) impregna as paredes porosas das placas metálicas da bateria. Estes sulfatos tornam-se cristais que obstruem as paredes das placas, ocorrendo um aumento da resistência interna da bateria que inibe a acumulação de eletricidade. Esta é a principal razão para que oito em cada dez baterias de chumbo-ácido morram prematuramente, pois se tornam incapazes de reter e descarregar a eletricidade.

Vista do material ativo com Sulfatação

Vista parcial de uma célula tratada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *